Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Emição de gases na terra ao menta em 20%

A emissão de gases que provocam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2), aumentou cerca de 20% de 1990 a 2004 no planeta, segundo novo índice da Administração Americana de Oceanos e Atmosfera (NOAA, sigla em inglês), divulgado nesta terça-feira.
O "Annual Greenhouse Gas Index" (AGGI) mede a acumulação de gases provenientes da atividade industrial, os gases que saem dos carros, assim como os ocasionados por fenômenos naturais. Com a acumulação dos gases, há retenção do calor solar e o aumento progressivo da temperatura da superfície planetária, explicou o NOAA.

"O índice, que será publicado anualmente em abril, nos oferece uma medida muito útil para acompanhar a composição da atmosfera enquanto nos esforçamos para compreender melhor a dinâmica do clima terrestre", destacou o vice-almirante Conrad Lautenbacher, subsecretário de Comércio para os Oceanos e a Atmosfera.

David Hofmann, diretor do NOAA, ressaltou que "o novo índice AGGI servirá para medir o êxito ou o fracasso dos esforços realizados para reduzir as emissões de CO2 e outros gases causadores do efeito estufa".

As medições científicas também apontam que a temperatura média da superfície da Terra aumentou 1°C no século XX.

Um comentário: